Sobre

Villa Oliva

Como surgiu
a Villa Oliva

A propriedade onde funciona o turismo rural foi adquirida em 2015 e as casas velhas que estavam em ruína foram restauradas, respeitando a sua arquitetura rústica original. Tentámos manter as principais características arquitetónicas, daquela que é conhecida pela Arquitetura Popular Algarvia. Os residentes anteriores dedicavam-se à agricultura e criação de gado.

Nos 10.000 metros quadrados plantámos 600 oliveiras. Conservámos algumas árvores velhas, principalmente oliveiras e algumas alfarrobeiras.

Associado ao cultivo das oliveiras pensámos que seria uma boa ideia fazer um Turismo Rural.

Queremos convidá-lo para um passeio na nossa propriedade entre as oliveiras para que possa apreciar o ambiente tranquilo.

Alguns anos mais tarde adquirimos uma outra propriedade, a cerca de 100 metros, mesmo em frente, que restaurámos, mantendo a arquitetura original. Também aqui plantámos cerca de 200 oliveiras e temos a funcionar uma unidade de alojamento local.

Villa Oliva

A vila de Moncarapacho

Moncarapacho é uma pequena vila agrícola a nordeste de Olhão. É uma vila com muito charme, ruas estreitas, uma grande variedade de cafés e restaurantes, algumas igrejas muito antigas, um pequeno museu e casas pitorescas.

A vila está a cerca de 25 minutos do aeroporto de Faro e 17 minutos do centro da cidade de Olhão.

O centro de Moncarapacho tem uma praça muito bonita, com palmeiras e jacarandás. É o local perfeito para relaxar, pois há muitos bancos de jardim e esplanadas onde se pode sentar e tomar uma bebida, enquanto observa o movimento das pessoas.

É igualmente nesta praça que se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Graça. Esta igreja tem origens medievais, mas foi reconstruída no período do Renascimento.

Junto à Igreja de Nossa Senhora da Graça está uma capela antiga – Capela de Santo Cristo. Esta capela foi construída no século XVII, tem as paredes forradas por lindíssimos azulejos e uma abóboda.

Existe um museu religioso junto a esta capela com uma coleção de objetos sagrados, bem como alguns artefactos arqueológicos encontrados na região. O museu está aberto de segunda a sexta com entrada grátis.

Na vila pode encontrar pequenos supermercados e uma pequena praça com produtos locais.

Moncarapacho tem um mercado mensal no primeiro domingo de cada mês.

O Carnaval é celebrado em Moncarapacho com um desfile de carros alegóricos.

Fora do centro existem duas elevações, o Cerro de São Miguel e o Cerro da Cabeça, por onde pode passear e apreciar as magníficas vistas do Sotavento Algarvio.

Mesmo à saída da vila está uma cerâmica que vale a pena visitar.

Locais a visitar
no Algarve

Preços &
Reservas