Actividades
O que fazer
no Algarve
O Algarve é a região mais a sul de Portugal, com uma costa de 200km. É conhecida pelos mais de 300 dias de sol por ano, praias maravilhosas, reservas naturais, vilas pitorescas, cozinha esplêndida e uma grande variedade de atividades ao ar livre para os que estão à procura de aventura, os que amam a natureza e aqueles que estão interessados em conhecer a nossa história e cultura. De facto, há muito mais para fazer no Algarve do que parece à primeira vista. O Algarve é uma região com encantos culturais escondidos e com uma longa história. Esta riqueza histórica está patente na diversidade arquitetónica que é possível encontrar quando se visita.
As aldeias antigas no interior preservam ainda uma maneira de viver tradicional. Nas vilas com ruas estreitas, com os passeios calcetados e casas pintadas de branco. A influência árabe é visível nas suas ruas estreitas e nas chaminés das mais variadas formas. Igrejas e castelos construídos há muitos séculos atrás, refletindo a riqueza cultural da região. Para os que apreciam arte e música há uma grande oferta de eventos culturais ao longo do ano. Há uma vasta gama de atividades turísticas. Dia e noite, os visitantes da região têm tudo o que precisam para aproveitar o que o Algarve tem para oferecer. Sol e mar, mas também desporto, descanso, história, cultura, natureza, golf ou gastronomia local. No Algarve, pode encontrar algumas das paisagens naturais mais bonitas da Europa. Há muitos locais únicos de beleza natural e de interesse cultural para visitar. A pé ou de bicicleta pode apreciar a natureza e disfrutar as magníficas vistas.
Locais a visitar
no Algarve
Olhão
A cidade de Olhão tem o maior porto do Algarve, é uma cidade piscatória cheia de entretenimento. Tem igualmente paisagens lindíssimas e das melhores praias da Europa.
O mercado de Olhão é famoso devido à incrível variedade de peixe e marisco que lá se pode encontrar.
Os pescadores de Olhão são figuras míticas e reconhecidos pela sua perícia na pesca e na cozinha.
A abundância de marisco associada ao talento local deu a Olhão a reputação de Capital Gastronómica do Algarve.
Uma curta viagem de barco leva-o a visitar os tesouros naturais de Olhão. A magnífica Ria Formosa e as maravilhosas praias das Ilhas da Culatra e Armona.
Fuseta é uma vila piscatória que pertence ao município de Olhão. A beleza das praias estende-se por quilómetros. Tem condições ótimas para a prática de desportos náuticos. No Verão há ligações regulares para a Ilha da Fuseta.
Loulé
A cidade histórica de Loulé situa-se 16 km a norte de Faro e tem as suas origens no ano de 400 AC, fazendo parte de Portugal desde 1249.
Loulé é famosa pelo seu mercado de sábado de manhã e pelo mercado de estilo árabe na Praça da República.
O Carnaval de Loulé é um dos mais importantes eventos de Loulé e famoso em todo o Algarve.
Tem lugar em fevereiro ou março é muito colorido, repleto de música e dança.
Tavira
Tavira é uma cidade com muito charme, com edifícios de grande beleza, ruas estreitas e praças que conservam o ambiente de uma vila tradicional Algarvia com muitas influências árabes. A cidade é dividida pelo Rio Gilão que muito contribui para o seu charme. Das ruas ao longo do rio, a velha ponte de origem romana, até às muralhas do castelo, podemos caminhar e deliciarmo-nos com a beleza dos edifícios, os telhados tradicionais, as inúmeras igrejas e diferentes recantos. Tavira é uma cidade rica em arte e história que merece uma visita cultural.
Mesmo à saída de Tavira vai ficar surpreendido com o brilho do sal, que é uma tradição antiga desta região, que produz um dos sais de mesa de maior qualidade em Portugal. Pode igualmente apreciar a beleza do estuário da Ria Formosa, com a sua vasta rede de canais, pântanos e margens de areia que albergam uma grande diversidade de aves. Daqui sai uma extensão de areia com cerca de 11km que abarca as Praias da Ilha de Tavira, Terra Estreita, Barril e Homem Nu.
Santa Luzia
Santa Luzia pertence ao município de Tavira e é conhecida como a Capital do Polvo.
O passeio ao longo do porto é muito agradável, aí encontra uma grande quantidade de restaurantes e tascas onde pode apreciar o melhor marisco do estuário e uma grande diversidade de pratos típicos.
Daqui pode apanhar o barco para um passeio nos canais.
Cacela Velha
Em direção de Vila Real de Santo António (leste), vai encontrar Cacela Velha, uma pequena aldeia, muito bonita, localizada numa elevação arenítica em frente à Ria Formosa e ao mar.
Daqui pode vislumbrar uma das panorâmicas mais belas do Sotavento Algarvio.
Para muitos, esta é a parte mais bonita da Ria Formosa, que preserva o seu charme e serenidade.
Faro
Faro é a capital do Algarve desde 1756. É uma cidade rica em história e cultura, oferecendo uma grande variedade de atrações turísticas. Vale a pena passar algum tempo nesta cidade, onde irá descobrir uma encantadora e autêntica cidade portuguesa.
O centro histórico da cidade de Faro, conhecido como “Vila Adentro” é rodeado de muralhas e tem monumentos muito interessantes, ruas estreitas, onde apetece caminhar para explorar os vários cantos e recantos. Fora das muralhas, a cidade é diferente, reconstruída após o terramoto de 1755, tem edifícios notáveis, designadamente igrejas.
Em frente à Ria Formosa, pode aproveitar para visitar este magnífico parque natural. Do Cais da Porta Nova partem barcos para as Ilhas de Faro, Farol, Culatra e Deserta.
Áreas
Protegidas
no Algarve
O Parque Natural da Ria formosa é uma reserva natural única em permanente mudança, que alberga uma grande variedade de espécies. Situa-se entre a praia de Ancão e a praia de Manta Rota, com uma extensão de cerca de 18.000 hectares, de transição entre a terra e o mar ao longo de 60km da costa algarvia. É a maior área protegida da costa de Portugal. É ideal para caminhadas e passeios de barco.
O Sapal de Castro Marim situa-se na foz do Rio Guadiana. Este pântano é reconhecido internacionalmente graças à sua fauna e flora. Flamingos, pernilongos, alfaiates, cegonhas brancas, mergulhões, guarda-rios são algumas das espécies que é possível encontrar. Outro importante habitante do estuário é o camaleão, uma espécie em perigo de extinção na Europa.
Praias
O Algarve é o destino perfeito para todos os que gostam de praia e muito sol. Algumas das melhores e mais bonitas praias do mundo estão no algarve.
Igualmente atrativo é o clima ameno do Algarve durante todo o ano.
Três mil horas de sol, água com uma temperatura agradável e uma vasta extensão de areia dourada…
Em média, a temperatura do ar situa-se entre os 15 e 35 graus Celcius – dias soalheiros – é um convite para visitar a praia durante todo o ano.
Há praias para todos os gostos, sendo que a maioria tem a Bandeira Azul em reconhecimento da sua qualidade.
Passeios
de Barco
Há uma grande oferta de passeios de barco na Ria Formosa, sendo que alguns incluem a observação de golfinhos e de cavalos marinhos.
De Olhão partem carreiras regulares para as diversas ilhas. Armona – uma das mais bonitas ilhas do Parque Natural da Ria Formosa, Culatra – uma vila típica de pescadores, com habitantes todo o ano; a muito interessante ilha do Farol – próximo do Cabo de Santa Maria, o ponto mais a sul de Portugal. O imponente Farol marca a beleza da ilha.
As viagens ao longo da Ria Formosa permitem vistas maravilhosas das praias e diferentes ilhas, com muitos locais selvagens, intocados pelo homem.
Observação
de Aves
O Algarve é uma região privilegiada para a observação de aves.
Aqui se encontram mais de 250 espécies, algumas das quais raras, o que torna esta região especialmente atrativa para os que se dedicam à observação de aves, fotógrafos, ornitologistas e investigadores.
Com os seus diferentes ecossistemas, e uma paisagem muito diversificada, o Algarve oferece inúmeras oportunidades para experiências únicas. No Algarve, no mesmo dia, pode visitar diferentes zonas e ver diferentes espécies. Há passeios inesquecíveis, na Ria Formosa, entre lagoas de água doce e água salgada.
Golfe
Devido ao seu clima agradável, o Algarve é um destino maravilhoso, durante todo o ano, para os que praticam golf.
Num cenário soberbo, entre as pequenas povoações e a reserva natural, num ambiente tranquilo, pode encontrar magníficos circuitos de golf.
De facto, ao longo de 200km de costa de Sagres a Vila Real de Santo António, há mais de 30 circuitos de golf de qualidade, perfeitamente enquadrados na paisagem, alguns dos quais desenhados por golfistas famosos.
Cicloturismo
O cicloturismo é uma forma única de explorar a região, combinando a atividade desportiva com a descoberta da beleza natural.
Há trilhos muito interessantes em torno de Moncarapacho, na estrada e na montanha, estando disponível mais informação nos sites sobre esta modalidade.
Vai encontrar uma variedade de cenários, por montes e vales no interior do Algarve e por estradas mais planas ao longo da costa.
Pode efetuar um circuito que combine a cidade com o campo ou o sublime cenário natural da Ria Formosa ou em alternativa subir ao Cerro de São Miguel, vai encontrar pequenas povoações e descobrir uma rede de estradas e trilhos na região.
Convidamo-lo a dar um passeio nas nossas bicicletas…
Desportos
Aquáticos
A Ria Formosa oferece condições ideais para a prática de vela, windsurf, canoagem e desportos aquáticos motorizados. Para quem gosta de mergulho, a Praia da Culatra tem ótimas condições, com uma boa visibilidade a 15 metros e uma grande abundância de peixe.
Os vários portos ao longo dos dois canais de acesso à Ria, oferecem abrigo a iates, tornando a Costa de Olhão particularmente favorável para a prática de desportos náuticos.
Gastronomia
Quando se pensa em gastronomia algarvia, a primeira ideia que nos vem à cabeça é peixe! De facto, com uma costa de 200km, temos à nossa mesa uma vasta variedade de peixe e marisco, como amêijoas, ostras, lulas, polvo, robalo, sargo, carapau ou sardinhas. Todos estes ingredientes são populares em todo o Algarve, mas principalmente na costa.
Em agosto realiza-se o Festival de Marisco de Olhão que é um dos principais eventos turísticos de Olhão, atraindo todos os anos milhares de pessoas. Aqui pode experimentar o melhor marisco da região, que é apresentada aos visitantes numa grande variedade.
Se for em direção ao interior, vai encontrar uma gastronomia muito diferente onde aves de capoeira e porco, vegetais frescos, leguminosas são os principais ingredientes na maioria dos pratos locais.
Simplicidade, autenticidade e qualidade são os pilares da excelente cozinha algarvia, inspirada numa dieta mediterrânica saudável de frutas e vegetais.
A palavra “cataplana” refere-se não só ao recipiente de cozinha com o formato de uma concha, mas também aos deliciosos pratos nela confecionados. É uma espécie de panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam com auxílio de uma dobradiça e com dois fechos laterais. Os ingredientes são colocados lá dentro e fechados para impedir a perda do aroma dos alimentos, garantindo um pleno e excelente sabor.
E para quem gosta de doces, há muitos doces regionais confecionados com os ingredientes locais, com a amêndoa, alfarroba, figos e laranja. Uma verdadeira surpresa para os sentidos!
Vinhos
O Algarve é uma região produtora de vinhos já há muito tempo. No entanto, nos últimos anos tem havido um considerável aumento do número de produtores e da qualidade dos vinhos produzidos.
A maioria dos vinhos produzidos no Algarve, é acima da qualidade média, que os coloca entre os melhores vinhos produzidos em Portugal. A sua localização geográfica e o clima ameno durante todo o ano, permitindo o amadurecimento das uvas ao sol, contribui para a elevada qualidade do vinho produzido na região do Algarve.
Especial referência deve ser feita à aguardente de medronho, típica da serra algarvia, cuja origem se atribui aos árabes, que já produziam esta bebida no século X.