Azeite Villa Oliva
O nosso azeite
Na Villa Oliva temos duas variedades de oliveiras: Picual e Maçanilha.
O azeite que produzimos é uma combinação destas duas variedades. A colheita é feita no final de setembro. Todo o processo é efetuado com uma atenção muito especial, para que tudo seja feito da melhor forma. As azeitonas são colhidas à mão e levadas, devidamente acomodadas, para o lagar. A moagem é efetuada nas 24h que se seguem à colheita de forma a evitar a oxidação. A extração é mecânica, com equipamento moderno e a baixa temperatura, para assegurar a preservação da qualidade do azeite. Até ao engarrafamento, o azeite é mantido em cubas de aço inoxidável.
Convidamo-lo a experimentar o nosso azeite!
A tradição do azeite
Desde a sua introdução há dois mil anos atrás, a produção de azeite teve sempre um papel relevante na economia algarvia, particularmente a partir do século XIV. No entanto, passou por um período de decadência na segunda metade do século XX, associada ao desenvolvimento do turismo na região, mas mais recentemente tem vindo a ganhar importância.
O clima, os solos e as variedades cultivadas contribuem para a boa qualidade das azeitonas. Assiste-se atualmente ao retomar desta tradição.
A colheita no Algarve começa em setembro, com as azeitonas ainda verdes e prolonga-se até dezembro, quando as azeitonas já estão maduras.
A colheita é feita de forma tradicional, à mão ou utilizando um ancinho próprio para ripar as azeitonas que caiem sobre panos colocados em torno das árvores.
A oliveira é uma das culturas que faz parte da trilogia mediterrânica, juntamente com o trigo e o vinho.
A palavra azeite tem origem arábica “al-zait” o que significa sumo da azeitona.